Land Art homenageia Gilberto Freyre

A estratégia da vida

A estratégia da vida

Durante a FLIP, Márcio Garcia e seus ajudantes estarão nas ruas fazendo arte com elementos naturais na oficina Land Art. Marcio faz parte do GRIPE (Grupo Interdisciplinar de Projetos Educacionais) da UFRJ.

É o segundo ano que Márcio está fazendo arte aqui na FLIP. Este ano o Land Art quer conectar as obras com um aspecto histórico por causa do homenageado da FLIP, Gilberto Freyre.

Para o primeiro dia da FLIP, Márcio e alguns jovens fazem uma obra de arte que é um tabuleiro de xadrez feito de café e açúcar para retratar a história do Brasil com algumas referências às obras Casa Grande e Senzala e Sobrados e Mucambos. As cores preto e branco do café e do açúcar representam a relação entre o Senhor de Engenho branco e o escravo negro, como em quadros separados, mas sempre ficando um ao lado do outro.

O café e o açúcar também representam a agricultura brasileira durante aquela época. Márcio também vai usar a mandioca para mostrar a influência do índio na história do Brasil. Quando a gente perguntou:

– Por que o jogo de xadrez?

Savio, o ajudante de Márcio, responde que representa “a estratégia da vida.”

 

Responsáveis: Lucia De La Presa, Luísa Ribeiro, Rafaela Marsico, e Matheus Costa

Anúncios
Esse post foi publicado em FlipZona 2010. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Land Art homenageia Gilberto Freyre

  1. Igor disse:

    O ajudante não é Savio, é Igor. Fui eu que disse isso rsrsrsrsrsr

  2. Igor disse:

    E outra coisa: havia muito mais que um tabuleiro de xadrez nisso. Vocês foram nos entrevistar na hora errada. A gente nem tinha acabado o trabalho! Achei muito precipitada a reportagem. depois colocamos ainda um negro segurando o tabuleiro de xadrez preso em umas correntes com um homem branco em cima. Nota zero pra Flipzona. Nem participei das outras oficinas por isso. Muito mal organizado, nem pude participar da suposta oficina literária(quando cheguei me disseram que cancelaram)!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s