O Último Caiçara

maquete centro histórico

maquete centro histórico

O Último Caiçara trata-se da exposição do artista Patrick Allien, inaugurada durante o Paraty em Foco, e que continua em cartaz mesmo com o término do festival, no atelier do artista.

A exposição conta a verdadeira história do Zé Rêtico, um caiçara que o artista conheceu em plena Mata Atlântica. Patrick descreve com autenticidade e criatividade a fábula que envolve a história desse caiçara.

O processo de criação da exposição é muito trabalhoso, pois ele usa o recurso da heliogravura, que consiste em imprimir uma imagem fotográfica no metal, resultando em uma impressão de profundidade inigualável.

O artista primeiro criou seu personagem, e fez dele uma história quase real. Patrick editou o livro utilizando recursos da técnica da serigrafia. Posteriormente, foram feitas miniaturas das fábulas, que foram fotografadas e, em um árduo processo, foram feitas chapas, que transformaram essas fotos em gravuras. Patrick possui um enorme livro, contendo todas as gravuras originais acompanhadas das histórias de Zé Rêtico.

Patrick ultiliza de vários recursos para as produções de suas miniaturas, como folhas, sementes e grama. Suas miniaturas são de tamanha perfeição que se confundem com a realidade em suas fotografias. No total são 20 heliogravuras expostas durante todo o ano em seu atelier na rua do Comércio, perto da Igreja do Rosário.

Gabriela Marsico

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos 2010, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s