Festa do Divino Espírito Santo 2011

A Festa do Divino Espírito Santo, é uma das mais importantes festas religiosas da cidade de Paraty, ela veio para o Brasil junto com os colonizadores e acontece aqui desde o séc XVIII. Realizada no dia de pentecostes,50 dias após a páscoa, homenageia a terceira pessoa da santíssima trindade, representada por uma pomba branca, e envolve toda a comunidade.

São 11 dias de missas, ladainhas e louvores. Esta festa vem mexendo com o coração de cada paratiense ao longo dos séculos e é uma tradição que nunca vai morrer. Dos dias 03 a 12 de junho, poderemos acompanhar grupos folclóricos e shows de artistas consagrados.

Uma das tradições mais bonitas é a do menino imperador, um adolescente da comunidade é coroado Imperador do Divino, e assiste a missa com seus vassalos, logo após, recebe homenagens do lado de fora da igreja, com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota.

O Imperador e sua corte, junto com o festeiro e dezenas de outros devotos , carregam suas bandeiras numa procissão pela cidade e seguem para assistir a missa. Em seguida, o Imperador assiste à Congada (Marrá Paiá em Paraty) uma tradição folclórica. A última procissão acontece à tardinha, no final o festeiro passa a Bandeira Mestra para o festeiro do ano seguinte.

O Imperador preside as cerimônias de sua festa distribuindo lembranças e medalhas, soltando da cadeia um preso comum, como indulgência imperial, e recebe as homenagens das autoridades locais e as reverências do súditos. Na parte religiosa, preside às procissões e tem assento ao lado direito do altar, em trono ricamente ornado, ostentando as insígnias imperiais: coroa e cetro de prata.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Festa do Divino Espírito Santo 2011

  1. Eliana Vinhaes disse:

    Excelente programação. Espero que possam ocorrer debates sobre o evento com especialistas sobre o tema, como Martha Abreu (UFF).
    Abraços
    Eliana Vinhaes

  2. Rosangela Rodrigues disse:

    boa noite sou devota do Divino Espirito Santo e aki na minha cidade já existe a festa em louvor ao Divino há 400 anos eu gostaria de saber de vcs onde vcs mandaram fazer a pombinha no globo…eu gostaria muito de fazer algumas doações deste lindo relicário…obg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s