Um pouco de Oswald de Andrade

Escritor, ensaísta e dramaturgo, José Oswald de Sousa de Andrade Nogueira nasceu em 11 de janeiro de 1890, em São Paulo.

Filho único, inicia a carreira jornalística em 1909. Em 1912,viaja a Europa e visita vários países: Itália, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Espanha, França.

Em 1914 nasce seu filho Oswald Antônio, de seu primeiro casamento, com Kamiá. Neste ano torna-se bacharel em ciências pelo colégio São Bento, onde foi aluno de Sentroul.

Em 1917, conhece Mário de Andrade, criando a partir daí uma das parcerias mais importantes para o contexto da história literária do Brasil, dessa convivência nasce o livro “Macunaíma”, de Mário, com forte influência das idéias de Oswald.

Oswald de Andrade é autor de dois dos mais importantes manifestos modernistas, o Manifesto da Poesia Pau Brasil e o Manifesto Antropófago. Rebelde e inovador, ao lado de Anita Malfatti, Mário de Andrade e outros intelectuais, promoveu a semana da arte moderna de 1922.

Casou-se seis vezes, entre suas mulheres, a artista plástica Tarsila do Amaral e a escritora Patrícia Galvão, a Pagu. Durante a crise de 1929 separa-se de Tarsila e, no mesmo ano, rompe a amizade com Mário de Andrade por motivos não esclarecidos. O escritor modernista falece em São Paulo dia 22 de outubro de 1954, na sua residência.
Suas principais obras são:

Os Condenados (1922)

Estrela de Absinto (1927)

Marco Zero II – Chão (1946).

Pau-Brasil (1925)

Poesias Reunidas (1945).

Um Homem sem Profissão (1954).

Texto: Juan Pablo Carneiro

Anúncios
Esse post foi publicado em Cobertura da FLIP 2011, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s