Bate papo: Fernando Vilela e Leonardo Chianca

Leonardo Chianca

Leonardo Chianca

Fernando Vilela

Nesta quarta feira, dia 06/07, aconteceu a ciranda dos autores com Fernando Vilela e Leonardo Chianca. O evento debateu sobre História de Todos os Tempos e teve mediação de Cláudio Aquino.

O escritor Leonardo Chianca, carinhosamente chamado de Léo, ou Chianca, divertiu a todos brincando ser da Transylvania. Ele estudou sobre o Drácula, foi à Transylvania e conheceu o castelo do conde.

Ao longo da conversa alunos de Paraty fizeram perguntas ao autor, uma delas foi de como surge inspiração pra fazer seus livros – e Léu respondeu o seguinte:

“Eu tinha três sobrinhos e, quando eu estava contando história pra dormir, comecei a inventar. Era a história de um menino que estava na selva. Aí o meu sobrinho falou:
– Na selva amazônica!
Eu falei:
– Isso…
E aí o menino estava andando, procurando um pássaro… E aí o meu sobrinho falou:
– Um pássaro branco!
Eu falei:
– Isso, um pássaro branco…
Aí ele encontrou um índio chamado (…) Meu sobrinho falou:
– Iatã! (que é o nome dele).
E assim eu fui criando uma história junto com meus sobrinhos, e assim surgiu meu primeiro livro.
Muitas histórias que a gente escreve surgem assim, dessa maneira, às vezes, surpreendentes.”

Já o ilustrador Fernando Vilela conta que seu segundo livro “nasceu” em Paraty, enquanto passava férias no Pouso da Cajaíba. Acidentalmente sua toalha vermelha caiu na água, dando assim inspiração para criação de um livro.

O livro conta que um pescador brasileiro deixa cair uma toalha vermelha no mar. Esta vai afundando, afundando, passa por corais, tubarões… Encontra com submarinos, peixes. Nisso chega no outro lado do mundo. Ela chega na China, onde tem outros pescadores, que, finalmente, pescam a toalha e ainda a usam como bandeira de seu barco.

por Anandi e Vitória

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Bate papo: Fernando Vilela e Leonardo Chianca

  1. cris disse:

    adorei essa matéria, parabéms meninas de talentos.
    beijos,
    cris

Deixe um comentário

