O trabalho dos Mediadores de Leitura

O trabalho dos mediadores de leitura surgiu em São Paulo, onde pessoas iam à praças, estações, pontos de ônibus e outros lugares públicos, afim de ler livros aos transeuntes. A mediação não consiste em encarnar um personagem ou fazer várias vozes diferentes para interpretá-los, mas em contar histórias com a própria entonação vocal, levando em conta a gramática portuguesa.

Em Paraty, a proposta chegou através de uma parceria entre a Fundação ABRINQ e a Associação Casa Azul. Foi convidado então um profissional para capacitar jovens e adolescentes do Curso Normal do CEMBRA, para que a mediação fosse feita durante os dias da Flipinha, nos “pés de livros”, que são árvores onde ficam expostos títulos de várias editoras. Já capacitados, os próprios alunos tornam-se multiplicadores dessa ideia, ajudando a formar novos mediadores.

“Pés de Livros” durante a FLIP – foto de André Conti

Algumas das alunas que participam dessas mediações atualmente, nos contaram que é possível ler livros em diversos lugares e com públicos distintos. Para elas a importância da mediação é trazer a cultura literária para o alcance de todos, sejam eles crianças, jovens ou adultos. As jovens terminaram dizendo que Paraty, hoje, respira leitura.

Alunas mediadoras de leitura, da esquerda para a direita: Gabriela Roza, Camilla Princisval, Thayná Oliveira, Gislaine Leite e Miriam de Oliveira.

O trabalho é desenvolvido durante todo o ano , com cursos, mediações em praças e ruas da cidade, e atinge seu maior público durante a FLIP.

Texto: Catarina Esposito
Revisão e Edição: Ana Liz Justo
Anúncios
Esse post foi publicado em 2012 e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O trabalho dos Mediadores de Leitura

  1. Camilla disse:

    trocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa essa foto!!! Olha a minha cara…

    • Maria Helena disse:

      Camila, você está linda! Seu sorriso demonstra quão especial você é; e seu trabalho como mediadora é maravilhoso! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s