De Paralheiros a Paraty

O auditório da FlipZona recebeu agora há pouco o Grupo LiteraSampa, um projeto de mediadores de leitura, criado em 2008 na região de Parelheiros, extremo sul da cidade de São Paulo. Eles também são conhecidos como Escritureiros – o nome vem da mistura das palavras escrita, aventureiro e Parelheiros.

O objetivo deles era fazer uma biblioteca comunitária em Unidade Básica de Saúde (UBS), onde alguns integrantes trabalhavam. Também desenvolveram um Jornal Mural e atividades de Escrita Criativa, com o intuito de fazer com as pessoas se interessassem mais pela leitura e escrita.

O grupo conseguiu um novo espaço no Cemitério dos Protestantes, localizado no bairro da Colônia, também na zona sul de São Paulo. A ideia de cemitério pode até ser assustadora mas os mediadores brincaram que “é um local que traz muita vida e que devemos ter medo dos vivos e não dos mortos”.

E lá promoveram diversas atividades e oficinas relacionados à leitura. O primeiro grandes evento foi o ”1° Sarau dos Escritureiros – Mulheres na Literatura”, ocorrida em uma escola e que homenageou grandes autoras da literatura. Também organizaram um Sarau Afro Literário, Cortejo de Leitura, Mediação de Leitura Africana entre muitos outros.

A Biblioteca Caminhos da Leitura já tem hoje em dia muitos parceiros. Os jovens de lá desenvolvem vários projetos culturais, que têm beneficiado muitas pessoas.

Para mais informações, acessem o site: http://literasampa.blogspot.com.br/

TEXTO: Rafaela Marsico, de 13 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para De Paralheiros a Paraty

  1. Val disse:

    Oi queridos…
    Parabéns pela linda apresentação e presença tão jovial neste lindo Evento!
    Grande beijo
    Val

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s