Entrevista com o curador da FLIP Miguel Conde

Formado em jornalismo pela UFRJ, Miguel Conde foi convidado para ser o curador da FLIP 2012  tendo como responsabilidade a montagem da programação, organização das mesas dos autores e debates.

Esse ano o evento homenageia Carlos Drummond de Andrade, assim como cada ano seleciona um escritor diferente. ‘’Drummond, certamente, é um dos mais importantes escritores brasileiro’’ diz Miguel.

Sobre o autor teremos na FLIP uma série de debates, um monólogo sobre  sua relação com a filha e uma exposição sobre sua vida. ‘’Drummond é um autor contraditório, ele sempre adota uma perspectiva múltipla’’, afirma Conde.

Sobre ser o curador da FLIP em sua comemoração de dez anos, Miguel diz que seu cargo, por ficar em bastante evidência, carrega um pouco de pressão, mas como a FLIP já é considerada um dos maiores eventos literários,  toda essa credibilidade torna mais fácil o convite aos escritores.

Ao montar as mesas, Miguel se preocupou em reunir escritores com afinidade, seja ela temática, na escrita ou até mesmo afinidade pessoal.

Quando perguntado sobre os livros de hoje, ele diz que existe uma ideia sobre a literatura contemporânea de que ela é muito voltada para si mesma, os escritores escrevem muito sobre ser escritor e não focam tanto nos problemas sociais.

Para finalizar, sua opinião sobre o evento é que  Flip contribui bastante com a divulgação da leitura em um país onde a renda é baixa e os livros são caros.

Por: Haiune e Zaira

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Entrevista com o curador da FLIP Miguel Conde

  1. Rosana disse:

    texto perfeito, adorei saber um pouco mais sobre Miguel Conde, a FLIP e Drummond.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s