Cachaça também está na escola

Paraty é uma das principais referências de cachaça do Brasil. Até na escola a gente já pesquisou sobre a bebida, sua produação e história.

A cidade tem sete alambiques: Paratiana, Engenho D’ouro, Maria Izabel, Pedra Branca, Corisco, Coqueiro e Maré Cheia.

Segundo Danilo Gonçalves, que trabalha na Cachaçaria Cana Caiana, e Marciele Jesus, que trabalha na cachaçaria Empório da Cachaça, a cachaça mais procurada é a Paratiana. É envelhecida em barris carvalho, que dá mais sabor a cachaça. “A Corisco é a mais forte de todas, de sabor e teor alcoólico, que é de 47%”, diz Lucas Espírito Santo, da Empório da Cachaça. O local tem mais de mil rótulos da bebida.

Para um trabalho de História do 1º bimestre, a professora indicou o livro Cachaça Brasileira, que está disponível na biblioteca daqui. Segundo o livro, “a cachaça de Paraty sempre foi apreciada pelos bons bebedores, que a consideravam uma das melhores da colônia. A palavra “Paraty” chagou a ser utilizada como sinônimo de ‘cachaça'”.

A obra explica um pouco dessa receita. “O segredo desse sucesso, ao que parece, veio dos açorianos, colonizadores daquela região, que eram mestres na fabricação da aguardente do reino, ou seja, da bagaceira portuguesa. Por causa da Cana-de-açucar e dos alambiques que os colonos da capitania de Sao Vicente disseminaram na região, a cidade já ganhara fama desde 1600 como produtora de uma cachaça de excelente qualidade.”

Conta-se que Paraty já teve mais de 100 alambiques em funcionamento. Nas primeiras décadas do século xx, a produção caiu e a maioria deles fechou. Reflexo de quando Paraty deixou de ser a rota do ouro e passou por uma crise econômica. Na década de 1980, a produção em Paraty começou a ressurgir.

TEXTO: Raiana Barros Passos, de 15 anos

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s