Onde estão as histórias?

A Flipinha recebeu na Ciranda dos Autores, às 15h, os autores Yaguaré Yamã, Rogério Andrade e Almir Tã. Na mesa, mediada por Bernadete Passos, os escritores falaram um pouco da sua jornada antes de serem autores, coisas que puderam presenciar, e viver em suas experiências.

Yaguaré Yamã, um autor indígena, conta que quando era criança gostava de ouvir as pessoas mais velhas contar histórias, principalmente as histórias sobre fantasmas. Apesar de ficarem grudados nas pernas dos pais, e com medo, eram as preferidas das crianças. Também contou um pouco sobre a cultura deles, que quem escolhe o nome das crianças não são os pais. Quando nasce alguém, eles levam a um pajé, que fuma um tipo de alucinógeno e conversa com os espiritos que conversam entre si e escolhem qual deles seria o protetor da criança e seu nome. Ele disse que fala 5 línguas indígenas e sente muito orgulho disso. Autor do livro A origem do beija-flor, que foi escrito em português e numa lingua indígena que só ele e mais 10 integrantes de sua tribo falam.

Rogério Andrade, autor de muitos livros, já foi professor voluntário na ONU, indo para aldeias em Guiné-Bissau ensinar crianças nativas. Uma de suas obras se chama O senhor dos pássaros. Ele contou que teve a sorte de ter pai professor e isso o ajudou, pois cresceu entre os livros e pode ter muita cultura.

Almir Tã, paratiense considerado semi-analfabeto, teve suas histórias plagiadas por outros autores, e agora diz para todos quem é o verdadeiro autor delas. Ele reúne algumas delas no livro A mula sem cabeça dos olhos azuis (histórias de sereias entre outras), em que conta que foi pescador sua vida toda, e só agora começou a publicar seus livros.

Podemos perceber que a maior parte do público era adulto, mas conseguimos entrevistar três crianças: Alice, de 6 anos, gostou muito da palestra, pois subiu no palco. Ana Clara, de 8 anos, gostou muito porque  aprendeu sobre os pássaros e sobre os nomes. Bruna, de 5 anos, não gostou porque não teve brincadeiras.

Texto e foto: Janice Ferreira (15), Anabela Oliveira (15) e Vidjaia Rosário (16)

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s