Sabor do Brasil na Off Flip

Dentro da programação da Off Flip, conferimos no Silo Cultural o lançamento do livro Sabor do Brasil, da escritora Alice Granato e do fotógrafo italiano Sergio Pagano. O livro procura documentar a gastronomia brasileira pelas principais regiões do Brasil.

A autora se inspirou em obras de autores como Jorge Amado (que tem passagens literárias sobre o cacau), Drummond (que descreveu o doce de leite), Erico Verissimo (que falou também em uma de suas obras sobre o chimarrão e o churrasco) e Gilberto Freyre, entre outros. O livro busca apresentar as visões clássicas e modernas das receitas de cada região.

A viagem pelo sabor brasileiro começa pela região Norte, que hoje em dia atrai muitos olhares por causa de sua rica gastronomia. Alice disse que essa região é a vanguarda da gastronomia mundial e que gera grande interesse no exterior.

A segunda região foi a costa nordestina, onde ela visitou o Instituto Gilberto Freyre. O sociólogo escreveu o livro “Açúcar , sociologia do doce — como os engenhos influenciaram na historia da alimentação do Brasil”.

A Bahia precisou de um capítulo inteiro para falar sobre sua vasta gastronomia, de origem africana. Alice buscou trazer para o livro figuras célebres da região, como uma delas que busca fazer os pratos preferidos dos orixás.

As cidades históricas de Paraty, referência da gastronomia caiçara, e Tiradentes, que representou Minas, foram as quartas a serem visitadas pela autora. Os grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo, onde se encontram os grandes chefes do Brasil, têm grande influencia de outros países — como a Itália , Japão, a Alemanha.

A Região Sul, mais do que a carne, é representada pelos vinhedos, que tiveram grande atenção da autora. Ela visitou cidades como Caxias do Sul, onde há um forte contraste da serra com o litoral.

No livro, Alice procurou reunir as receitas desde as mais simples até as mais sofisticadas. Toda a trajetória do livro durou cerca de cinco anos entre viagens, pesquisas e outros compromissos. O lançamento oficial foi em abril e já está sendo produzida a segunda edição.

Ao fim da palestra, o livro foi sorteado e um dos flipzoneiros ganhou o sorteio!

Texto: Rafaela Marsico e Haiune Aquino. Fotografia: Matheus Costa

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Sabor do Brasil na Off Flip

  1. Lia disse:

    Parabéns à equipe da FLIPZONA. É emocionante ver gente da idade de vocês atenta ao que acontece ao redor e, o que é melhor, registrando o evento. Apenas uma correção: o nome do fotógrafo do livro é Sergio Pagano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s