O Bloco da Lama em pauta na FlipZona

 

Agência Estado

Cena famosa de Paraty, o bloco da Lama foi o tema de um encontro na FlipZona na tarde de sábado. Houve a exibição de um filme sobre a história do bloco e um dos criadores do evento, o Lúcio Ricardo Amorim de Assis, falou na sequência.

O Bloco da Lama surgiu em 1986 quando Lúcio e seu irmão catavam caranguejo no mangue do final da praia do Jabaquara. Por ser um manguezal, havia muitos mosquitos, então eles se sujavam inteiro para se proteger das picadas dos insetos e perceberam que estavam irreconhecíveis.

Logo depois, resolveram juntar mais uns amigos para irem cobertos de lama, e com alguns objetos como enfeite, até o centro histórico. Com isso, causaram surpresa e espanto para quem circulava por lá e fizeram muito sucesso!

Então apartir daí, isso comecou a se espalhar pela cidade e todos resolveram participar dessa brincadeira, que ganhou o nome de Bloco da Lama. Todos os anos a festa se repete, atraindo mais de 2 mil pessoas!

Lúcio nos disse também que o bloco tem o objetivo de espantar o mal e trazer alegria para que o carnaval de Paraty seja de alto astral! “A princípio, o bloco foi fundado de uma brincadeira, e também, porque aqui em paraty nós temos a tradicão dos mascarados, que a gente incorporou essa tradicao também, de sair aos sábados para espantantar os maus espíritos da cidade. Claro que essa  é outra brincadeira, para que no carnaval ocorra tudo bem.”

Ele também fez alguns comentários de que o bloco não era muito comum e que sujava um pouco a cidade. Por isso o bloco não passa mais pelo centro histórico.

No primeiro ano, sairam somente 8 pessoas e na segunda vez eles fizeram uma manifestação contra a usina nuclear. Que se a usina vazasse, ficaríamos igual a essas pessoas sujas de lama. Foi um grande sucesso e hoje tem estrutura e tudo mais. “Transformamos o bloco em uma tribo.”

TEXTO: Dayane Andrade, 16 anos, Érica Dila, de 18 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s