Graffiti foi o tema da oficina ministrada por Pedro Themóteo

“Literatura e Grafitti” foi o tema da oficina realizada entre os dias 25 e 27 de março, na Biblioteca Casa Azul. Ministrada pelo artista carioca Pedro Themóteo para 20 jovens a partir de 14 anos, o objetivo principal foi o de promover a prática da leitura e do grafite e realizar um estudo e experimentação da adaptação de textos literários do autor homenageado da Flip deste ano, Graciliano Ramos, para desenhos. Além disso, buscou-se desenvolver metodologias para futuras oficinas que relacionem diferentes linguagens artísticas. O resultado das oficinas será usado como suporte para a identidade visual e material gráfico da Flipzona.

Tendo o grafite como uma evolução das formas de comunicação, narração e expressão, a experiência proposta na oficina é uma das possíveis transposições que podem ser feitas a partir dessa arte. O intuito é repaginar a literatura em um contexto moderno, atraindo então cada vez mais o interesse dos jovens. Transformar experiências literárias em grafite é saudar o autor e o movimento literário que ele representa.

Aqueles que farão parte da Central Flipzona tiveram a oportunidade de participar de ciclos de literatura ministrados por professores da UFRJ, com o tema “Alexandre e outras histórias”. Partindo daí, nessa oficina produziram painéis, projetando a partir de uma linguagem origem – a literatura – para uma linguagem destino – o grafite, através da cocriação.

O artista
Pedro Themóteo tem sua carreira focada no design e grafita no Rio de Janeiro. Desde 2002 tem alguns de seus trabalhos localizados entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e a zona norte da cidade. Gosta de trabalhar em colaboração com outros artistas e costuma abordar temáticas que envolvam elementos da cultura brasileira, como o Carnaval.

texto: Ana Liz Justo

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Graffiti foi o tema da oficina ministrada por Pedro Themóteo

  1. Simoni Farias Vieira da Silva disse:

    Boa Tarde!

    Por gentileza peço que me informe o contato de PEDRO THEMOTEO, artista carioca que ministrou oficina com o tema LITERATURA E GRAFITTI , nos dias 25 e 27 de março na Biblioteca Casa Azul, tenho interesse de trabalhar à possibilidade de realizar com nossos jovens, oficinas “motivacionais” para formação de novos leitores.

    Certa de sua total atenção desde já agradeço.

    Atenciosamente,

    Simoni Farias Vieira da Silva
    Auxiliar de Biblioteca
    SESI/SENAI – Barra do Piraí
    tel.: 55(24) 2465-4094
    cel.: 55(24) 9261-4788
    http://www.firjan.org.br
    [Descrição: Descrição: Descrição: logo]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s