Oficina de Radiojornalismo: participe!

Inscreva-se, são apenas 20 vagas!

Depois do sucesso da oficina de fotografia, acontecerá na Central FlipZona a oficina de radiojornalismo, nos dias 05, 06 e 07 de junho. Serão três módulos de três horas cada, ministrados por Rodrigo Penna Firme, da Web Rádio Rua.

A ideia é apresentar aos jovens os conceitos e princípios do universo do rádio e do radiojornalismo. Eles terão a oportunidade de vivenciar esse mundo na prática e serão capacitados para realizar com mais precisão a cobertura da FlipZona.

Serão trabalhadas redação de texto radiofônico e introdução às técnicas de entrevistas e reportagens, com a finalidade de produzir notícias, divulgar informação e promover o conhecimento. Além disso, trabalharão também a voz e locução, com introdução aos processos técnicos de gravação, utilizando software livre. Isso acontecerá por meio da leitura de pequenos textos e da audição de programas consagrados, além da realização de entrevistas e gravação de spots.

Ao final da oficina os alunos estarão preparados para produzir entrevistas e programas, dispondo do conhecimento para futuras ações e podendo seguir sozinhos.

O material produzido será veiculado pela web rádio da Rádio Rua até a data da FlipZona. Durante o evento, os jovens farão a cobertura ao vivo da programação.

Para os alunos participantes, uma notícia muito bacana: um deles será escolhido para estagiar com a equipe da Rádio Rua durante a Flip. Oportunidade imperdível!

Cronograma:
Dias 05, 06 e 07 de junho, das 14h às 17 horas, na Central FlipZona (Rua Dona Geralda, s/n, Centro Histórico – próximo ao Teatro Espaço).

Primeiro dia
Teoria – Redação de texto radiofônico, introdução às técnicas de entrevista e reportagem.
Prática – Debate e produção em grupo de uma entrevista para ser feita com os moradores de Paraty.

Segundo dia
Teoria – Trabalho de parte técnica de som, equipamentos sonoros e produção de conteúdos.
Prática – Tomada de entrevistas e depoimentos nas ruas.

Terceiro dia
Teoria – Apresentação de softwares de gravação e edição de áudio.
Prática – Produção de material sonoro próprio. Gravação do programa de entrevistas e das chamas da FlipZona.

Sobre a Rádio Rua
Criada em 2009 com a proposta de difundir a produção artística e cultural dos mais variados cantos. Shows, entrevistas, recitais e intervenções das mais variadas fazem parte da programação dessa rádio itinerante.
Ao longo dos anos foram mais de 300 edições da rádio, em vários lugares da cidade do Rio. O que no começo era uma rádio presencial, em 2012 foi parar na web, o que alavancou seu poder de alcance.
Já participou de projetos como a Rádio Cúpula dos Povos, durante a Rio + 20, onde circulou com o projeto da RádioBike. Transmitiu ao vivo o XIV Encontro Internacional de Palhaços, quando atingiu cinco mil ouvintes em apenas três dias de evento.

Sobre Rodrigo Penna Firme
Rodrigo Penna Firme é o atual diretor da Web Rádio Rua. Formado em Geografia pela UFRJ, ele coordena a parte de mídias sociais, a programação musical e a parte técnica de transmissão ao vivo, além dos eventos envolvendo a RádioBike e o Auditório Rádio Rua.
Penna Firme é também músico e compositor, com disco independente lançado em 2011. Atua desde 2004 como produtor musical em eventos, festas e casas noturnas do Rio de Janeiro, fazendo parcerias com nomes importantes do cenário musical carioca, como Monarco, Xangô da Mangueira, Arlindo Cruz, Daúde, Diogo Nogueira, entre outros.

Anúncios
Esse post foi publicado em 2013, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Oficina de Radiojornalismo: participe!

  1. Pingback: Oficina de Radiojornalismo rolando! | FlipZona

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s