A maçonaria de Paraty

Em Paraty, a presença da maçonaria existe desde o tempo de Dom Pedro I. Toda sua família era da maçonaria, assim como parte dos comerciantes da época também. Até hoje, os símbolos maçônicos sobrevivem na cidade.

A maçonaria não é uma religião, por isso não possui dogmas. Antigamente, mulher não podia entrar, mas hoje já pode. Também há a história que nenhum membro pode sair da sociedade depois que entra.

Símbolos e curiosidades na cidade fazem referência à maçonaria. As três estrelas formando um triângulo na bandeira da cidade já têm essa inspiração. O próprio mapa do Centro Histórico foi construído com bases maçônicas.

Nas esquinas do Centro Histórico, também há sinais: as paredes de três casarões são ornamentadas com pedras para, assim, também formar um triângulo (para quem não sabe, o triângulo é um dos principais símbolos maçônicos).

Várias casas possuem desenhos, que são chamadas de faixas decorativas, cada uma de um jeito e tamanho diferente. Segundo o livro Paraty e a Maçonaria, de Diuner Melo, a única coisa que é igual é que a base do desenho é sempre um losango, para diferenciar o grau do membro dentro da sociedade. O primeiro conde de Paraty, Dom Miguel Rafael Antônio do Carmo de Noronha Abranches Castelo Branco, foi o primeiro grão-mestre da Maçonaria em Portugal.

img_maconaria_012

As cores branca e azul são as mais usadas pela simbolismo maçônico e, também, muito usadas nas pinturas antigamente. Acredita-se que a urbanização do Centro Histórico, junto com seus quarterões e o traçado das ruas, obedecem à “Regra Áurea”, de composição arquitetônica. O número 33 também é um importante número na sociedade maçônica e Paraty utiliza esse número de diversas formas.

O livro de Melo está disponível na Biblioteca na antiga Cadeia, aqui no Centro Histórico.

Texto e fotos: Marianne Aggio, de 17 anos

Ouça ao vivo a FlipZona na Rádio Rua

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s