No menu de poemas, declamação custa R$ 1,00

“Hoje não tenho, mas amanhã eu venho”, disse ele para mim e para o meu tio. Depois, sentou-se à espera do amigo, outro poeta anônimo. Quando ganhou um lanche, prometeu: “Vocês têm direito a três poemas.” Então recitou os poemas, foi lanchando e contando a história dele….

Nélio Fernando, 32 anos, mora na Cidade de Deus, no Rio. E foi falando:

“Nunca ouvi um tiro naquela cidade nesses 8 meses que estou lá, super diferente do filme. Venho para cá, para fazer arte, aquilo que gosto. Quando me fantasio e declaro poemas, incentivo as pessoas a ler. Às vezes tenho que dizer ‘hoje não para uma pequena refeição’ para poder pagar o hostel.

Sou ator, poeta, cantor, rodo o país todo distribuindo alegria. É R$ 1,00 cada declaração.

Fui em uma manifestação lá perto da cidade de Deus, sou civilizado, mais fui para abalar. Os manifestantes sentaram e eu fui o único que fiquei em pé. O pelotão queria vir em cima de mim, mas eu comecei a fazer teatro e dança contemporânea: cerca de 5 mil pessoas sentadas me assistindo e eu dizendo tudo que o povo queria em forma de expressão corporal e facial (teatro, dança…). Todos fotografando e filmando, fiz o show e deixei meu recado em forma teatral, de um jeito poético.

Agora na cidade de Deus trabalho com oficinas de artes para incentivar as crianças. Fico conhecido em todas as cidades que passo, isso me dá alegria, é bom quando reconhecem nosso trabalho.”

Junto dele estava seu amigo, Miguel Filho, de 42 anos. Atua há 25 anos na cultura. É músico, compositor e ator. “Na manifestação que eu fui quebraram foi tudo! Ainda fui defender meu amigo e tive que sair fora pra não apanhar”, diz ele.

Os dois são exemplos de pessoas que trabalham nas ruas, às vezes moram nas ruas, dançam, cantam, fazem artesanato, vestem-se de estátua viva, declaram poesias, fazem de tudo para ter o pão de cada dia. Belas histórias de vida.

Texto e foto: Thalía Oliveira, de 16 anos

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

