‘População está dizendo o que quer’, diz Gil sobre manifestações

Onze anos depois da primeira edição da Flip, Gilberto Gil volta e faz show de abertura da Flip 2013.

Na noite de ontem, o show aconteceu na Tenda do Telão, às 21h30.  No setlist, além de sucessos próprios como “Palco”e “Menina Baiana”, estavam “Imagine”, sucesso dos anos 70 de John Lennon e “Não chores mais”, que encerrou o show.

Esse ano Gil participou também de uma mesa na Tenda dos Autores, com Marina de Mello e Souza, professora da Universidade de São Paulo, formada em ciências politicas. O tema foi “Culturas locais e globais”.

Quando perguntado  sobre o que tinha preparado para a mesa,  respondeu que quando foi Ministro da Cultura observou a influência da contemporaneidade na conservação da tradição e a divergência na integração das duas. Disse que desenvolveria mais seu ponto de vista sobre isso. Declarou ainda ser fã de Graciliano Ramos, por ele retratar um Brasil tão profundo e de “tanta gente”.

Jovens da FlipZona entrevistam Gil

Sobre o momento político atual brasileiro, disse “a população está se manifestando no mundo inteiro e dizendo o que quer”. Citou exemplos como a Turquia e o Egito, que passam por momentos políticos também turbulentos. Disse ainda que somos cheios de ambição e que cada vez mais queremos carros, mas não vemos o problemas que acabam surgindo com a falta de planejamento nas cidades. Que o consumismo e as empresas privadas acabam falando mais alto e influenciando a todos. Destacou a extrema importância da Flip, por seu conteúdo atingir a comunidade e disponibilizar grande bagagem cultural.

Quando questionado sobre o que está lendo, disse que começa a ler hoje sua própria biografia, escrita por Regina Zappa. O livro relembra diversos momentos de sua carreira.

Texto: Marina Luiza, 17 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s