Conheça a Dança dos Velhos

danca_velhos2Em Paraty, a Dança dos Velhos é apresentada na mesma época em que se realizam as festas do Divino e de Nossa Sra. do Rosário e São Benedito. Só que este ano o evento foi apresentado hoje, durante a Flip.

O evento é protagonizado por rapazes e moças fantasiados de velhos, com perucas de algodão, barbas e bigodes, enquanto as moças vestem saias compridas e bata franzida, todos apoiados em bastões. A dança começa com uma melodia lenta, porém esse ano foi animado em ritmo de Ciranda.

As pessoas se divertiram. “Achei muito legal, é a primeira vez que vejo essa dança, foi divertida e deu vontade de dançar”, diz a estudante Larissa Evelin, de 11 anos. “O visual deles é muito bonito, o cabelo branco deu um destaque e o jeito deles dançar é interessante, imitando os velhos.”

A Perla Santos, de 25 anos, também aprovou. “Interessante, porque é diferente e a música está com ritmo mais alegre, as roupas são diferentes e com cores vivas.”
A dança dos velhos realizada a décadas aqui em Paraty, começa assim: são três partes: marcha, allegro, e fadinho. Durante a marcha, “velhos”e “velhas”, em coluna de dois, cumprimentam-se enquanto avançam, “trôpegos”, marcando o tempo com fortes batidas de bastão. Fazem-se diversas mudanças de posição com repetidas meias-voltas.
Na marcha, acontece igualmente o “garranché”, que termina com um contra-marcha: os pares avançam e recuam com passos miúdos, ligeiros, conforme o compasso da música.

O fadinho é mais lento que o alegro. Os “velhos” apoiam-se novamente nos bastões, trocando passos para a direita e para a esquerda, repetindo a contra-marcha e as meias-voltas. A dança termina com a repetição da primeira parte: a marcha. “É bom ver os jovens representando os velhos e que a cultura ainda reina aqui na nossa pequena Paraty”, diz Alana Thenório, de 17 anos.

Texto: Thalía Oliveira, 16 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Conheça a Dança dos Velhos

  1. rafaela disse:

    adorei…………………………….

  2. Ledieu disse:

    A D O R E I !! vi pela primeira vez no Livramento-algarve-Tavira, convido a todos que tenham a possiblidade de os ver de não perderem, momentos de “delirio” onde o rir nao para durante 1 hora e 30mm, um verdadeiro momento de graça !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s