‘Estou tentando me descobrir’, declara Paulo Scott

Paulo Scott e José Luiz Passos estiveram ontem na Tenda dos Autores, às 17h15. A mesa foi chamada “Formas da derrota”.

A conversa teve início com o mediador João Gabriel, que é jornalista e escritor. Ele nos apresentou os autores, que iniciaram uma leitura de suas obras.

José Luiz leu um trecho do seu livro “O sonâmbulo amador”. Já Scott, leu um trecho de “Ithaca Road”.

Tivemos a incrível oportunidade de conversar um pouco com os autores no camarim, após o encerramento da mesa.

José Luíz Passos se mostrou contente com a Flip: “Eu estou adorando. Tudo lindo! Estive aqui no ano passado e quando recebi o convite para estar aqui hoje fiquei muito contente, surpreso e honrado.”.
Quando perguntamos sobre seu poeta preferido, ele afirmou: “Sem dúvida é o João Cabral de Mello Neto.”. Contou ainda que o primeiro livro que leu foi Rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade, homenageado da 10ª Flip.

Paulo Scott considera a Flip uma peça importantíssima para o salto de qualidade da literatura no Brasil. Contou que sua inspiração é a injustiça social. Quando perguntamos o que o levou a escrever, Scott declarou: “Eu tinha muita dificuldade na fala, gaguejava muito. Escrever foi uma maneira de me refugiar e aos poucos, com tratamentos, parei de gaguejar.”.

Paulo disse que seu primeiro contato com a literatura foi com a Turma da Mônica, mas o primeiro livro que leu foi um infanto juvenil chamado “Histórias de tia Anastácia”, de Monteiro Lobato.

Pedimos para que ele contasse alguma curiosidade sobre si, e a reposta foi, de fato, curiosa: “Sou casado e ajudo a minha esposa em casa. Lavar a louça é uma tarefa que me faz refletir sobre a vida. Adoro lavar a louça! Se você me convidar para jantar e tiver umas vinte pessoas na mesa, eu faço questão de lavar a louça. Me faz muito bem!”.

Finalizamos a entrevista perguntando a Scott quem ele é: “Eu não sei, estou tentando descobrir.”.

Texto: Aline de Oliveira, 14 anos / Arysa Sá, 16 anos

Esse post foi publicado em 2013. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

