‘Tem gente confundindo manifestação com festa rave’, diz Gilberto Gil

A mesa Zé Kleber, na Tenda dos Autores, recebeu ontem Marina de Mello e Souza e o cantor e compositor Gilberto Gil para falar sobre Culturas Locais e Globais. Houve ainda a participação de Luiz Perequê, artista paratiense.

Durante o encontro, Gil falou sobre as manifestações que estão ocorrendo há um tempo por todo o Brasil. Ele disse que algumas pessoas estão confundindo essas manifestações com “festas rave” ou arrastões. E estão indo sem um propósito sério. Gil disse, ainda, que não há por que questionar os manifestantes que vão de máscara, porque todos nós somos encobertos pela máscara da internet.

A mesa começou com a exibição de um pequeno vídeo do Perequê, em que ele falou sobre ações de defesa cultural. No vídeo, também foi falado que Paraty precisa dessas ações para continuar vivendo do turismo, que é essencial. Também foi lembrado que todos podem participar da prática da defesa cultural, que foi feita ao longo dos anos. Como o próprio músico disse, “para fazer o novo não precisamos esquecer o velho.”

Marina, que é professora da cidade há bastante tempo, argumentou que a identidade dos paratienses são as festas, pois essas ocorrem durante o ano todo e todos podem participar. A professora ainda disse que várias pessoas de fora têm propostas para Paraty em diversas áreas, como a cultura e a natureza. “A cultura é viva e está em constante transformação”, disse Marina. Com base nisso, é importante que medidas multiculturais sejam implantadas na cidade.

Texto: Marianne Aggio, de 17 anos e Luana Arnaldo, de 18
Foto: André Pádua, de 16 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s