‘Graciliano estaria no meio das manifestações’

Autor homenageado da Flip neste ano, Graciliano Ramos ganhou uma mesa para tratar apenas da sua atuação política. Com a mediação de José Luiz Passos, a mesa Graciliano Ramos: Ficha Política contou com a participação de Randal Johnson, Sergio Miceli e Denis de Moraes.

Eles começaram falando sobre quem foi Graciliano na política de Estado. Segundo Randal Johnson, o livro Vidas Secas relata muito sobre isso. “Ele escreveu mais de 6 textos no jornal de Alagoas sobre a política alagoana da primeira república e o livro Garranchos também fala muito sobre essa política”.

Os três convidados abriram uma pauta sobre a vida de Graciliano e disseram como ele voltou a Palmeira dos Índios, sua cidade natal, onde escreveu o livro São Bernardo. Ressaltaram que Graciliano foi um excelente prefeito para a cidade de Palmeira dos Índios, um ótimo Secretário de Educação e fez um duro combate contra a corrupção.

O autor começou muito tarde na carreira de escritor. Ele passou por um momento muito difícil em sua vida: ficou viúvo com 4 filhos, perdeu um irmão. Foi preso pela ditadura de Getúlio Vargas, acusado de comunismo. Ele não era comunista, mas Sérgio Miceli aponta que ele era “um homem de convicção”. “Vidas Secas fala muito sobre esse legado político e isso tem muito a ver com a época”, completa Miceli. Nas palavras de Denis de Moraes: “Ele era um perfeito intelectual na sociedade cultural”.

Moraes destacou ainda como ele pensava e vivia sua vida sexual, de como era inseguro, ciumento e impotente. Isso fazia com que ele pensasse que sua mulher o traía.
Fazendo um exercício com o tempo, Moraes falou da atualidade do escritor. “Graciliano seria uma referência intelectual hoje em dia e estaria sem dúvida no meio das manifestações, pedindo mais e mais pelo nosso país”.

Texto: Arysa Sá, de 16 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s