Hippies de Paraty garantem que não são hippies

Em cada esquina de Paraty você encontra vendedores ambulantes, que oferecem artesanatos manuais de palha, que vendem brincos, cordões, colares, pulseiras, entre outros. Aproveitamos para entrevistar alguns deles, como um senhor muito simpático, conhecido como Homem Borboleta.

Seu nome é Tiago Almeida Corrêa,tem 69 anos, e vende presilha de borboletas, cédulas antigas, livros calendários e muitas outras coisas. “O que encontro nas viagens eu pego para vender”, diz ele, que pendura borboletas no rosto. Ele mora em Queimados, na Baixada Fluminense, e quando vem para Paraty fica em pousadas.

Quando perguntamos se ele se considerava hippie, nos respondeu: “De maneira alguma! Hippie para mim são pessoas que querem abusar da liberdade sem responsabilidade, isso pra mim não é liberdade.” Ele também fez uma crítica: “Eu já fui à Tailândia, China, Camboja e muitos outros lugares, já passei fome e fui preso, passei horrores na Colômbia, mas nunca me aconteceu o que houve hoje aqui em Paraty: ser expulso por um fiscal,que me impediu de expor no centro histórico.”

No Centro Histórico, encontramos Pablo, que tem 31 anos, que vende colares e brincos. Ele veio da Argentina e avisa que as aparências enganam: ele não se considera um hippie. “Hippies são pessoas sem dinheiro, que procuram um modo de vida livre”, assim ele descreve.

Além dele também entrevistamos uma artista plástica chamada Maíra Ribeiro, de 23 anos, e também é da Argentina. Ela vende quadros e alugou uma casa para morar aqui temporariamente durante a Flip. Também perguntamos se ela se considera Hippie e ela disse que não: “pelo menos ainda não.”

Texto: Iago Sérgio, de 15 anos, e Juan Pablo, de 15

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

