‘Pretendo escrever até quando Deus permitir’, diz Zezito Freire, aos 92 anos

Aposentado, aos 92 anos de idade e surdo de um dos ouvidos, José Carlos de Oliveira Freire, conhecido mundialmente como Zezito Freire, mantém o bom humor mesmo com as dificuldades encontradas. Escritor e músico, contribuiu também com a política e cultura da cidade. “Pretendo continuar escrevendo até quando Deus permitir.”

zezito_divulgacao

REPRODUÇÃO/ PARATIANDO

Zezito Freire recebeu a Central FlipZona em sua casa para contar um pouco da sua trajetória de vida e experiência como escritor. Nascido em Paraty em 27 de Agosto de 1922, casou-se aos 25 anos com Helena Miranda Freire com quem vive ha 67 anos. Teve quatro filhos (três homens e uma mulher) os quais lhe deram dez netos e dez bisnetos. Uma grande e tradicional família paratiense.

Figura emblemática, Zezito Freire teve uma vida muito ativa e exerceu muitas profissões como prático de farmácia, técnico de laboratório, enfermeiro, diretor da Santa Casa de Paraty, além de músico e contador profissional.

Iniciou tardiamente sua carreira de escritor, em 1991, escrevendo crônicas para o jornal de Paraty. Tomou gostou pela coisa e passou a fazer contos para sua própria diversão. Em 1998, publicou seu primeiro livro chamado Gamboão, lançado numa bienal em São Paulo. Dois anos mais tarde, lançou Juthay, também em São Paulo, e em seguida Enseada Violenta, no Rio. Depois destas três publicações, parou por questões de saúde.

Zezito pensou que não publicaria mais nada, até que um dia, por acaso, recebeu uma visita que mudou o rumo desta história. Estava corrigindo uma de suas obras quando um amigo foi visita-lo, leu o texto, gostou e decidiu publicá-lo alterando o nome original para Depois da Tempestade. A partir dai, Zezito voltou a publicar suas produções chegando a um total de 14 livros. Hoje, continua atento às novas tecnologias. “Computador pra mim é uma brincadeira, uma ocupação de tempo”, disse ele, que usa a internet para trocar opiniões sobre contos com os amigos.

 

Daniela Marsico, de 13 anos

Branca Otero, de 24 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s