Roteiros e documentários: ficção e realidade

Hoje, às 8h30, a programação da FlipZona foi aberta com a mesa “Roteiros e Documentários”, que reuniu o escritor e roteirista Antonio Prata e a jornalista e documentarista Eliane Brum. Thalia Oliveira, de 17 anos, acompanhou a mesa e dá seu depoimento para a Central FlipZona.

“Para mim, que faço teatro e quero ser atriz, foi interessante saber como se produz um roteiro de novela e como isso se desenvolve na cena. Recebi uma escaleta, nome da folha que cada colaborador de novelas escreve todos os dias e que é repassado para a leitura e depois para uma cena. 

Também me interesso por jornalismo e saindo da ficção aprendi um pouco sobre montar um documentário. Achei muito interessante o relato da vida real. Vi o documentário da Severina sobre Bebês com Anencefalia, que serviu para a reflexão de quantas “Severinas” podem existir no mundo esperando a lei aceitar o aborto de uma criança que já no ventre é identificada com a anencefalia – ou seja, criança sem cérebro. Como deve ser a dor de uma mulher que esta grávida e recebe a notícia de que seu filho não vai vingar (vai nascer morto).

Também pude perceber que uma mulher como a Gretchen, que passa 25 anos de sua vida rebolando, não é levada a sério pela sociedade. O documentário da Eliane Brum sobre a Gretchen apresentou várias cidades com situações piores que a nossa. Pessoas que, como disse a Eliana Brum, não tinham nem dois reais para entrar em um circo, mas ficaram conhecidas como “bunda” do Brasil.

Deu pra refletir bastante sobre a vida, sobre as ações não realizadas e, também, às vezes não aceitas pela a lei. Assistindo a essa palestra, acabei me identificando, me abriu novos horizontes e percebi que é a carreira artística que quero seguir. Não só seguir, como tentar ajudar as pessoas por meio do meu conhecimento, transformando-as em pessoas melhores, trazendo encanto com a arte também.”

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s