Os segredos, detalhes e personagens da Rua do Comércio

Mesmo que andemos por Paraty várias vezes, sempre poderemos achar coisas que nunca reparamos. Que passamos em frente a todo momento e nunca percebemos. Até uma das mais movimentadas da cidade, a Rua do Comércio, tem segredos e detalhes ainda inexplorados.

rua1

 

O nome da rua não é à toa. Lá podemos encontrar pousadas, restaurantes, galerias de roupa, estúdios de fotografia, bares, pizzarias, a igreja. Tem também sorveteria, livraria e, claro, o que não poderia faltar: uma cachaçaria.

Pela primeira vez nas nossas vidas, andamos até o fim da rua no sentido contrário ao da ponte – em busca do desconhecido. Descobrimos que lá tem outro um rio, bem ao lado da Pousada Pardieiro – que hospeda palestrantes da Flip 2014.

rua2

Não podíamos deixar de notar a casa 58, a mais chamativa da rua por estar totalmente fora da arquitetura original do Centro Histórico.

rua3

 

rua4

Pudemos perceber ainda três portas do passos da paixão, portas que são abertas apenas na época da páscoa na procissão do Passos da Paixão. Ao andarmos pela rua, paramos por coincidência em frente à Livraria dos Mares – que nunca havíamos visto.  É certo que você ao andar pela Rua do Comercio irá encontrar diversos restaurantes, mas existe um restaurante “ Restaurante do Imperador” que fica entre duas lojas de roupa, o qual nunca havíamos notado antes. Muito bonito.

Por fim procurando pequenos detalhes desconhecidos pelas pessoas, encontramos passando desapercebido uma pessoa bem conhecida. Um dos escritores palestrantes da mesa da Flip, nada mais, nada menos que o Gregório Duvivier. Estava ali pela Rua do Comércio.

rua5

Um encontro totalmente inusitado e inesperado. Gregório contou que já veio várias vezes para Paraty. “Espero por discussões interessantes sobre temas atuais, humor e poesia. Já que o Homenageado é o Millôr Fernandes”. Obviamente não poderíamos deixar de perguntar sobre sua carreira. “Como ator e poeta, levo o humor para a poesia e a poesia para o humor”. Nosso encontro foi rápido, mas não poderíamos deixar de concluir com um autógrafo.

mapa

Aline Oliveira, de 15 anos

Daniela Marsico, de 13 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s