Um passeio pela arquitetura de Paraty

Paraty é uma cidade conhecida pelo charme de seu centro histórico, que atrai centenas de turistas, não importando a época do ano. As paisagens exuberantes, ressaltadas pela natureza vibrante, destacam-se com a arquitetura colonial.

arq4

Muitas vezes, também essa arquitetura esconde certos detalhes, como, por exemplo, jardins ocultos escondidos por trás dos muros – e dos quais pode-se ver apenas a copa das arvores mais altas e trepadeiras que se debruçam sobre as Águas-furtadas (pequenos telhados que cobrem janelas e muros). As ruas de pedra são estreitas, ladeadas por calçadas elevadas, que servem de passagem nos dias de cheia.

arq1

 

Local de pouquíssimos sobrados, e menos moradores ainda, o centro histórico é dominado por lojas e restaurantes, como um símbolo de contraste entre passado e futuro. Destacam-se as portas e janelas largas, telhados de cerâmica decorados e calhas de ferro, pelos quais escoam a água para fora das sacadas.

Uma boa curiosidade sobre Paraty são os seis passos da paixão, portas que ocultam pequenos altares e que são abertas apenas na Festa do Divino Espirito Santo.

arq2

De passagem por essas ruas, podemos ver pessoas admirando sua beleza, como a estudante Milena Fioravante, de 16 anos, que fotografava um artista de rua pintando uma paisagem. Ela descreveu a cidade como encantadora. “Uma bela arquitetura.”

Juan Pablo, de 16 anos
Isabel Dias, de 17 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s