‘Vida russa é severa e duas coisas ajudam a superar: humor e vodca’, disse Sorokin

Literatura russa foi o tema da mesa entre os escritores Elif Batuman e Vladimir Sorokin, ambos especializados em literatura russa e com livros publicados no Brasil. Elif Batuman é formada na Universidade de Harvard e também em Stanford. Norte americana com linhagem turca, ela comentou que escolheu a literatura russa porque o “mistério soviético” chamou-lhe a atenção para embarcar nessa arte.

Já Vladimir escreveu vários romances e roteiros de cinemas. Ele contou que escrever cinema faz com que ele se renove e tenta escrever cada livro com um estilo diferente, para “não se tornar um monumento para si mesmo.”

Vladimir falou sobre como era a situação política da União Soviética, que era totalitarista, sem oposição e com apenas “descendentes”. Ele percebe que hoje em dia, na atual Rússia, a oposição aos poucos começa a se tornar descendente. “Eu já vivi e sobrevivi ao totalitarismo e não gostaria que ele voltasse.” Elif contou que, em sua opinião, com relação à literatura da época soviética, é necessário ser muito seletiva. Vladimir completou que a literatura soviética é “um buraco negro na história da literatura russa, mas tem suas exceções”. Em continuação, ele conta que já trabalhou com o realismo no socialismo e com a arte socialista.

Antes de finalizarem, eles ainda falaram do humor na literatura russa. Vladimir conta que “a vida russa é algo muito severo e há duas coisas que ajudam a superar isso: humor e vodca, por isso muitos escritores soviéticos hoje em dia são alcoólatras”. Segundo ele, o humor dos escritores russos é totalmente diferente do humor inglês, brasileiro ou francês. “Esse humor tem uma peculiaridade que a pessoa faz a piada como se fosse a última piada de sua vida. Por isso elas têm um lado amargo”, diz.

Aline de Oliveira Silva , 15 anos
Daniela Marsico, 13 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s