Millôr e seus estilos

???????????????????????????????Em palestra na Casa da Cultura, Chico Caruso e Reinaldo, ambos muito amigos de Millôr, falaram um pouco sobre o relacionamento que tiveram com nosso homenageado. A mediação foi feita por Guilherme Freitas.

Chico Caruso é cartunista do Jornal O Globo desde 1984. Reinaldo é humorista e cartunista, muito conhecido por sua participação no Casseta & Planeta.

Alegaram ser impossível definir o estilo do Millôr, pois ele mudava constantemente sua forma de escrever e de desenhar. Variava muito entre gêneros literários como romance, comédia, entre outros. Não tinha medo de arriscar e fazia questão de ter liberdade em seus textos e charges.

Em sua infância, Millôr gostava muito de ler, o que o ajudou a desenvolver suas técnicas e descobrir seus talentos desde cedo. Sofreu, portanto, influência de alguns grandes escritores da época.

Um fato muito triste em sua vida ocorreu quando era muito pequeno: o falecimento de seus pais. Isso marcou muito a sua vida, mas, mesmo assim, nunca desistiu de seus sonhos. Ao contrário, sempre buscou de uma forma bem alegre e contagiante conquistar o seu espaço.

Reinaldo brinca que em sua infância ele lia os livros do Millôr, enquanto os jovens da atualidade leem Harry Potter.

Começando muito cedo a traduzir textos, foi muito criticado. Aos 14 anos, era Office-boy da Revista O Cruzeiro. Tinha de trabalhar, pois nessa época ele já era órfão. Aos 18 anos, ele teve a maior oportunidade da sua vida: fez várias colunas para O Cruzeiro, que resultaram num grande aumento nas vendas da revista.

Uma das coisas mais fluentes em Millôr era o seu jeito de ser: uma pessoa humorada, independente, com liberdade de expressão e espontaneidade. E foi com isso que o artista conquistou uma verdadeira legião de fãs.

“Temos que ter prazer no trabalho”, ensinava Millôr. Dizia ainda: “Tentar ver todos os horizontes.” Essas foram duas lições que Reinaldo aprendeu com o mestre.

Pedimos a opinião de pessoas que assistiram à mesa. Regina Cristina disse que achou muito boa e gostou muito “do Caruso e Reinaldo falando”. Ana Lúcia achou fantástico o fato dos convidados terem tido a oportunidade de conviver e aprender com o Millôr.

Gabriel Gomes, 16

Aghata Saez, 15

Braz Nicolas, 14

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s