Paratiense de 23 anos lança livro na Flip

Thiago Pires é um jovem paratiense de 23 anos que lançou seu primeiro livro, Estranho Universo, na sexta-feira na Flip. O lançamento contou com a presença da mídia, amigos, familiares e alguns admiradores do seu trabalho. Em conversa com a Central FlipZona, o jovem escritor nos falou sobre a relação do livro com a cidade entre outras de suas preferências. “Sou um caiçara.”

Quais foram suas inspirações ao escrever o livro?

A maior inspiração do livro é Paraty. Por que de tudo um pouco rodeia essa cidade, e me rodeia internamente.

Quando tempo levou até finalizar?

Olha, tenho coisas de 2010, 2011, 2012 e 2013, eu fui juntando algumas e quando vou escrever, eu não sei escrever pausadamente, eu vou e escrevo de uma vez só, o negócio deságua. Então, é desse jeito que eu faço. Faço algumas correções, dou uma lapidada, mas de certo modo não mudo quase nada.

Você disse que se inspira muito em Paraty! Então, qual a relação entre o livro e a cidade?

Ah, eu sou nascido e criado aqui, sou caiçara e marinheiro, é uma relação quase espiritual.

O que é o Estranho Universo?

O Estranho Universo é essa busca que é o universo interior, que eu vou desbravando e é o meu desver do mundo, que eu faço de maneira construtiva, mas de forma que eu tento ver de um modo desconstrutivo, para construir esse estranho universo que ao mesmo tempo me desconhece mas eu tento conhecer.’’

Pretende lançar outros livros?

Seja o que vier, parar de escrever eu nunca parei. Tanto que quando eu finalizei o livro, durante cinco meses, eu fiquei esse tempo todo sem escrever nada, de um mês para cá eu escrevi três poesias, e já troquei com as que eram do livro, não quis escrever outras, não, iria trocar tudo. Mas agora vou voltar a escrever de novo.

Qual o seu autor preferido?

Clarice Lispector.

Qual sua poesia preferida do seu livro?

É difícil, pois eu gosto de todas, principalmente estrada real, que é como uma prosa, gosto do Autodidata.’

Lorraine Viana, 17
Catarina Costa, 19

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

