O encontro entre cinema e literatura é tema da 1ª mesa da FlipZona

Onde a literatura e o cinema se encontram. Esse foi o tema da primeira mesa da FlipZona, que ocorreu nesta quarta, às 10h30, com Alessandra Roscoe e Dilea Frate. O encontro começou com a leitura dos livros escritos pelas autoras. Logo em seguida, elas contaram suas primeiras relações com a literatura, revelando que o primeiro livro que leram na vida foi o mesmo: Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato. Ambas tiveram apoio de seus pais, desenvolvendo desde pequenas o amor pela literatura.

ester e dani 01-06

Alessandra conta que também teve influencia de seu tio jornalista na escolha de sua profissão. Dilea revela que seu primeiro livro, Pequi – Uma aventura além da mata, foi feito para o filho de sua amiga, que tinha sofrido graves queimaduras e, para presenteá-lo, escreveu um storyboard contando uma história sobre o menino Tupi que havia sofrido um acidente. Mais tarde, o livro foi publicado por uma editora interessada em histórias indígenas.

Alessandra ganhou aos nove anos um concurso de literatura, tendo seu primeiro livro publicado. Mais velha, teve influência de sua filha, que a “trouxe para o mundo da fantasia”, segundo ela. “O interesse dela pelas as estrelas fez com que eu publicasse o livro”, diz. A Menina que Pescava Estrelas virou animação mais tarde.

O livro A menina que Carregou o Mar nas Costas ,de Dilea Frate, foi mais tarde adaptado em curta metragem e ganhou o nome de O mar de Teresa. Foi inspirada em uma menina, também chamada Teresa, que um dia resolveu levar um pouco do mar consigo. Dilea acredita que é possível narrar um filme do mesmo jeito que se narra um livro.

Ambas acreditam que a tecnologia não influencia no interesse pela literatura, mas cabe aos pais influenciarem seus filhos, tornando assim o momento de leitura mais interessante que o mundo digital.

Daniela Marsico e Ester Tinoco, ambas de 14 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s