Turistas começam a ocupar as ruas de Paraty

Turistas de todos os cantos do mundo já estão chegando a Paraty para a festa Literária, que começa nesta quarta-feira, 1. A maioria dos turistas está na cidade para participar da Flip, mas há muita gente que veio apenas a passeio, independentemente da Flip – mas acabaram aproveitando para conhecer um pouco mais sobre a festa.

Amantes da leitura, a psicóloga Úrsula Leuch , de 77 anos, e a ceramista Isolde Alves, de 76, que vieram de Jundiaí (SP) e Joinville (SC), respectivamente, participam da Flip há mais de sete anos . “Nós viemos porque gostamos dos autores, das atrações do SESC, Casa da Cultura, de tudo”, explica Úrsula.

Isolde e Ursula curtem Paraty

Isolde e Ursula curtem Paraty

Já a assistente social Bianca Novo, 30, e o bancário João Mendes, 34,  vieram de São Paulo (SP)  e nem sabiam do evento. Por influência de um amigo que vem para a Flip, resolveram ficar na cidade e aproveitar a programação completa da festa.  Para Bianca, tudo está sendo novidade. “Paramos aqui porque eu nunca tinha vindo; na verdade, vamos ficar em Ubatuba, mas aqui é pertinho, vamos ficar até semana que vem”.

João e Bianca curtem romance no centro histórico

João e Bianca curtem romance no centro histórico

O público que chega à cidade é bem diversificado, alguns já bem decididos quanto à atração que irão acompanhar, como é o caso da estudante de tradução,  Luiza Leite, 24, e da estudante de literatura, Clarissa Marinho, 27, ambas de Niterói. “Já acompanhamos o evento há três anos e viemos especialmente para a mesa com o escritor brasileiro Luis Ruffato”, comenta Clarissa.

Luiza joga seu charme

Luiza joga seu charme

E quem pensa que jornalista só vem para Flip trabalhar: engana-se. A jornalista holandesa Laura Postman,31, está no Brasil pela primeira vez e veio direto à Paraty.  Na verdade, a intenção não é a Festa, mas ficou sabendo dela e uma coisa puxou a outra. Quando perguntada se voltaria ao Brasil, Laura não escondeu o interesse. “Por que não? É maravilhoso!”

A uruguaia Beatriz Antonoff, de 71, está em Paraty para visitar a cidade mas não vai conseguir ver a Flip. “Primeira vez em Paraty. Vim para visitar e já vou ter que voltar para o Rio”, diz ela, que é professora de ginástica.

Turista uruguaia visita a Flip

Turista uruguaia visita a Flip

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s