‘Quem lê nunca está sozinho’

Nem todo mundo entende o motivo de se gastar algumas horas da vida com os olhos grudados em um livro. Então saí em busca de respostas – se é que elas existem neste caso. Nesta busca, achei algumas pessoas que souberam me responder com sinceridade o que as levam a fazer isso, ou mesmo, como elas encaram a importância da literatura.

Segundo a vendedora Patrícia Oliveira, de 29 anos, ler é importante, pois ajuda a melhorar o conhecimento e aumenta o vocabulário. “Também acho ótimo como aprendizado para as crianças.”, diz.

A psicóloga Mariana, de 25 anos, de São Paulo, acha que tem vários motivos para ler: por prazer, para estudo, para ampliar o contato com várias ideias. “Acho a leitura mágica, por mais que as palavras tenham o mesmo sentido, tudo fica diferente em cada livro.”, diz ela, que hoje está lendo “Vozes Anoitecidas”, de Mia Couto.

Segundo a bibliotecária de Campinas Glaucia Mello , 59 anos, por meio da leitura a pessoa se torna “mais feliz no dia-a-dia”. Desde de pequena ela consegue exercer a leitura, contou com orgulho.

Já a professora do ensino médio Gabriela, de 46 anos, acha que a maior importância da leitura é que ela amplia a percepção do mundo. “Normalmente, as pessoas que leem muito conseguem perceber mais rápido as coisas da vida, para refletir, criticar”, diz ela. Apesar de compreender essa importância, Gabriela nem sabe exatamente por que gosta tanto de ler. “Sempre procuro tempo para os livros e nunca me sinto sozinha. Quem lê nunca está sozinho.”

Melissa dos Santos, 13 anos, e Bruna

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s