Nudez além do corpo

Desde a Antiguidade, o nu é explorado em vários ramos da arte. Da escultura à fotografia, o corpo foi retratado ao longo do tempo segundo os padrões de beleza de cada época. Embora normalmente seja associado ao erotismo, o nu artístico nem sempre apresenta caráter sensual, podendo ser representado sob diversos pontos de vista, seja como uma crítica social ou simplesmente uma análise da anatomia humana.

O artista e arquiteto italiano Cesare Pergola, de 60 anos, residente em Paraty desde 2009, expôs recentemente um projeto fotográfico chamado “A medida do corpo”, onde explora a dinâmica do corpo humano sob uma malha de luz ortogonal, onde o erotismo acaba se tornando um elemento natural. “A realidade imita o virtual”, diz Pergola, explicando a mistura do real com o mundo da internet. Neste caso, o artista evidencia o movimento corporal em vez da sensualidade, criando assim um erotismo soft, como ele próprio define.

O arquiteto italiano, Cesare Pergola.

O arquiteto italiano, Cesare Pergola.

Já a paratiense Brisa de Souza, de 22 anos, em seu projeto “Prato do Dia”, exposto na Casa da Cultura entre maio e junho, buscou o nu como forma de crítica ao consumismo, inspirando-se no livro “A sociedade do espetáculo”, de Guy Debord. Segundo a artista, o ser humano é apenas uma moeda de troca. “Trocamos tempo por dinheiro”, diz. Sua proposta é uma forma de fotografia sem nenhum tipo de edição, tendo o nu como elemento principal. Suas maiores inspirações são os fotógrafos Sebastião Salgado e Phelipe Paranaense.

Brisa de Souza, Luy Firmino, Jessica Maximiano e Aghata Saez.

Brisa de Souza, Luy Firmino, Jessica Maximiano e Aghata Saez.

Os dois artistas mostram não apenas o lado erótico do nu, mas sim, suas visões poéticas sobre o corpo o que não acontece hoje em dia no meio dos jovens que utilizam a tecnologia para explicitar o nu de outra forma, banalizando o erotismo.

Aghata Saez, Jessica Maximiano e Luy Firmino.

Anúncios
Esse post foi publicado em 2015, Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s