Paraty tem trilha sonora

Qual é a trilha sonora de Paraty? De ouvidos atentos, fomos tentar entender o que significam as músicas de Paraty para os cantores de rua, que tocam pelo prazer ou pelo trocado! Alguns deles acham que certas músicas não deveriam entrar no repertório da cidade. Mas o que se ouve é uma mistura de sons.

André Gonçalves, de 41 anos, que mora em Paraty e já se apresenta há alguns anos, diz que cantar e tocar nas ruas é um exercício de amor – profissionalmente, ele é professor de percussão. “Tocar na rua é muito bom, muito saboroso, porque você toca na frente das pessoas, vê a reação imediata delas e não está cobrando nada. Nem elas são obrigadas a dar nada”, diz ele. “Tem gente que gosta, aprecia, dança. Mas também tem gente que fica incomodada. Todo tipo de música pode ser tocada e cantada desde que seja com respeito.”. Ele vende seus CDs e deixou seu contato de trabalho: (21) 3317-7012.

Já Marcio do Sax, de 46 anos, do Rio, acha que o ritmo mais popular tocado em Paraty é o clássico: “Para mim, a boa literatura se baseia com os clássicos de uma boa música, que são os temas instrumentais, são os temas poéticos de Chico Buarque de Holanda, são as músicas do pessoal que fala da alma da coisas.”, diz ele. O músico diz que, em Paraty, não deveriam tocar funk.  “Não é criticando o funk, mas acho que não cairia bem aqui.”.

Não só brasileiros fazem a trilha de Paraty. O Facuno, de 29 anos, é argentino e veio apresentar sua arte na cidade. “Achei tudo muito lindo em Paraty, tocamos em espanhol, músicas argentinas, tangos. Não gosto muito da música brasileira, mas tocamos em algumas ocasiões, quando nos pedem”, diz ele. O grupo é formado por ele e mais dois colegas, que dividem guitarras e violão.

Segundo Carlos Machado, de Porto Alegre, a música brasileira é a mais tocada, mas também temos um pouco de música latino-americana. “Tem espaço pra todo mundo tocar, não precisa de discussão.”.

Melissa dos Santos, de 13 anos

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s