Os segredos da Rua do Fogo

Diversas árvores dão um charme especial a uma das ruas mais bonitas de Paraty, a Rua do Fogo. A antiga travessa ganhou esse nome por anteriormente ser um conhecido ponto de prostituição da cidade, contam na cidade.

DSC03922

Com apenas um quarteirão, a via é daqueles cantinhos escondidos do centro que vale a pena a descoberta. “Muitas vezes, com a pressa, não percebemos o valor de uma rua, ou até de uma casa em nossa cidade. Mal sabemos que esses lugares carregam a história do Brasil e de Paraty”,  ressalta Mayara Vieira estudante de 15 anos.

A rua ainda preserva traços da arquitetura portuguesa e é um dos poucos locais que contam com residências no Centro Histórico. A antiga placa com o nome da rua está degradada por conta do tempo, mas a história do local permanece. A Rua do Fogo tem uma casa que nos chamou a atenção. Parece que a casa jamais foi reformada desde a época colonial, mas é simplesmente linda!  “É uma das ruas mais bonitas de Paraty”, afirma Victória, estudante de 15 Anos. Uma moradora conta que os antigos chamavam essa rua de Rua do Fogo por que as mulheres eram muito ‘foguetas’”, diz ela com um tom humorado.

Muitos turistas fazem questão de visitar a viela por causa dessa história. E também pela sua vista linda para a Igreja da Santa Rita. Não costuma ser fácil achar a travessa para iniciantes em Paraty. Mas basta perambular entre a Rua da Lapa e a igreja. Boa sorte.

Carlos Eduardo Oliveira, de 14 anos, Julia Ratzke, de 14

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s