Protagonismo juvenil em debate

A Casa da Cultura sediou ontem, dia 4, uma palestra com o escritor Binho Cultura, Adailton Medeiros , fundador da Casa de Artes de Anchieta, e o geógrafo e sociólogo Jailson Souza e Silva, sobre juventude, cultura e território. A mediação foi de Rafael Dragaud, escritor, roteirista e diretor artístico musical.

Jailson, Adailton e Binho Cultura trabalham como observadores de favela e realizam oficinas de formação de jovens pobres. Eles contaram suas experiências e conceitos.

O mediador faz uma provocação perguntando onde estão os maiores desafios na sociedade e qual ponto seria prioritário para que as coisas evoluam. Jailson disse que o desafio fundamental hoje é construir uma nova representação nas políticas públicas para os jovens, hoje são pensados apenas como objetos de projetos. “O certo seria pensar nos jovens como produtores”, diz ele.  Binho diz que o desafio fundamental para ele seria o problema de diálogo, os jovens, as crianças, são poucos escutados. “Em casa ou na escola quando existem eventos para a juventude eles não falam. Depois de produzir uma escuta qualitativa, nós vamos conseguir encontrar o caminho”, completou.

Jailson falou sobre o que ele entende como os três princípios fundamentais da convivência na cidade: os direitos (que envolve liberdade, direito ao corpo em relação ao aborto, direitos de viver como você quer); igualdade (que seria a disputa permanente de garantir a dignidade) e, por último, fraternidade. Segundo ele, esse é o princípio menos considerado e discutido, que é o sentimento de convivência na cidade. “Estamos começando a ter temor do outro”, disse Binho.

Ele ainda afirmou que os jovens precisam de referência, independente do território onde vivem. “Nós precisamos inspirar esses jovens e somente com o fazer é possível”, acrescenta. Adailton diz que não existe jovem carente, mas que existe jovem potente e que acredita nesse potencial.

Beatriz Oliveira, de 15, e Jadson Nilton, de 14

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s