FlipZona traz discussão sobre a literatura fora do eixo Rio-São Paulo

27408286784_fa2fcb8ab4_z

Diego Moraes, Márcio du Coqueiral e Jéssica Oliveira conversam na mesa “Romance Periférico” (foto de André Conti)

A mesa “Romance Periférico” encerrou o Ciclo Páginas Anônimas na tarde desta sexta, na Casa da Cultura Câmara Torres. Mediada pelo escritor Marçal Aquino, a conversa uniu três jovens para discutir como é escrever fora dos grandes centros.  Diego Moraes (Manaus), Márcio du Coqueiral (Aracaju) e Jéssica Oliveira (Nova Iguaçu – RJ) constroem suas obras em um novo cenário editorial, que permite publicações independentes e conta com a internet como ferramenta de divulgação.

Ainda no início da conversa, Marçal Aquino questionou os escritores sobre o lugar da verdade em seus textos. Márcio contou como usa a própria vida e a observação do espaço ao seu redor para escrever.  O autor gosta de tirar as pessoas de suas zonas de conforto e retratar a violência. Em quase oposição,  Diego disse que não há nenhuma verdade no que escreve, pois sua diversão está justamente em mentir para o leitor: “Literatura é uma mentira com asas.  Eu escrevo sobre algo que vai me fazer sentir bem, mesmo que não tenha acontecido.” Já Jéssica capta tudo que escuta ao redor e gosta de impor uma voz ao seu texto.

Seguindo a discussão, os autores falaram sobre como se identificam com suas cidades na hora de escrever. Jéssica é apaixonada por Nova Iguaçu. “Esse é o Rio de Janeiro que eu escolhi escrever”. A autora recomendou que todos fossem ao local para ver as histórias que surgem de lá. Já Diego disse se identificar mais com São Paulo do que com Manaus, a cidade onde nasceu e mora até hoje. Encerrando, Márcio falou sobre como ama Sergipe e Aracaju e que, mesmo se não fosse nascido lá, iria querer escrever sobre o local. Para ele, a literatura não tem que ter RG, mas ao mesmo tempo é preciso enxergar o valor dos territórios ao redor.

O Ciclo Páginas Anônimas contou com curadoria compartilhada entre a Flip e a Globo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s